'

Vale a pena comprar carros batidos?

O mercado de automóveis é enorme, com diversas ofertas aos consumidores. Quem precisa comprar um veículo e está com orçamento apertado, por exemplo, pode cogitar se vale a pena comprar carros batidos, afinal seu custo costuma ser menor.

No entanto, se você optar por essa alternativa, deve prestar muita atenção. Pois o preço desses veículos geralmente ficam mais em conta porque o conserto pode sair mais caro que um carro usado em bom estado.

A resposta para essa pergunta é: depende. Vale a pena se os reparos não sejam mais onerosos que comprar um veículo seminovo. Ou seja, para avaliar essa possibilidade, é preciso fazer uma avaliação criteriosa.

Outro caso em que pode valer a pena adquirir carros batidos é se ele for usado para revenda, seja todo ele, em si, ou só algumas das suas peças. Assim, você pode comprá-lo por um preço mais acessível, fazer as reparações necessárias e vendê-lo por um valor mais alto, gerando um ganho de capital.

Mas, ainda assim, é indispensável realizar uma verificação minuciosa para ver se, de fato, será um negócio rentável. E se você não tiver domínio do assunto, melhor passar longe desse risco, não é?

4 dicas antes de comprar carros batidos

Para facilitar a sua avaliação, separamos alguns cuidados que você precisa tomar antes de se decidir pela compra ou não do carro batido. Confira quatro dicas.

1 – Procure ajuda profissional

Por mais que pareça que os componentes fundamentais do carro estejam em bom estado, sempre é bom contar com a opinião de um especialista. Vá atrás de um profissional da sua confiança e peça a ele que faça um levantamento de quanto você iria gastar com reformas. Para que o negócio seja bom, você vai precisar de custos reduzidos nos reparos e um resultado final de qualidade, para que o veículo tenha totais condições ao fim do processo.

2 – Evite comprar carros antigos

Evite também a compra de carros batidos que sejam muito antigos, aqueles que já saíram de linhahá bastante tempo. Será muito complicado encontrar as peças necessárias que sejam próprias do modelo, para realizar a reforma posteriormente.

3 – Fique por dentro da legislação de trânsito

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro  (CTB), se um veículo tiver avarias que comprometam a segurança do condutor ou de terceiros, ele não será aprovado durante a vistoria do Detran. Por isso, procure se manter informado acerca da legislação para estar sempre atento a quaisquer mudanças nas regras de aprovação de carros batidos

4 – Verifique a documentação do veículo

Não são só as questões físicas que irão atestar se vale a pena comprar carros batidos ou não. Também é preciso ficar de olho se toda a documentação do veículo está em ordem e também se este possuía seguro no período em que foi avariado. Verifique se não terá problemas durante a realização dos reparos e também na hora de legalizar e assegurar o carro. Algumas empresas podem criar problemas, cobrando por serviços extras ou até se recusando a realizá-los.

Fonte: vivoseudinheiro.com.br

Tags: , , , , , ,

Category: Veículos