'

Quais são as categorias de habilitação

Dirigir é essencial para você que quer ser uma pessoa independente e se locomover sozinho. Mas quando se fala em tirar a habilitação, você sabe quais as categorias que existem no Brasil? As categorias de habilitação são sete e você deve saber sobre cada uma.

Quando você decide tirar a carteira de habilitação é fundamental que você já saiba que veículo quer dirigir, afinal é um investimento que você faz para sua vida. As categorias de habilitação são divididas em sete, que são A, B, C, D, E, ACC e MOTOR-CASA.

É necessário saber sobre cada categoria para que você não se confunda quando for tirar sua carteira nacional de habilitação. Por isso preparamos para você todas as categorias de habilitação, então fique atento para saber mais sobre isso.

Quais as categorias da CNH

A maioria dos brasileiros possuem a carteira A e B, que são os veículos de passeios como carro e moto, mais comuns. Para que você esteja apta em duas categorias ou mais, você deve tirar a carteira de habilitação da sua respectiva categoria. Acompanhe agora as sete categorias de habilitação:

  • Categoria A:

Essa categoria diz respeito a veículos de duas a três rodas, que tenham ou não carro lateral. Os exemplos desse tipo são as motocicletas, triciclo, ciclomotor e motoneta.

  • Categoria B:

Nessa categoria estão inclusos os veículos cujo peso total não exceda a três mil e quinhentos quilos, ou com uma lotação de até 8 lugares, fora o motorista. Os exemplos são carros de passeio, caminhonetes, utilitários e camioneta.

  • Categoria C:

Já essa categoria diz respeito a veículos que transportam carga, com um peso total que exceda a três mil e quinhentos quilos. A unidade acoplada ao veículo e o reboque não podem passar de seis mil quilos.

Os exemplos dessa categoria são os caminhões, o trator de roda, trator de esteira, trator misto, ou equipamento destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalhos agrícola, pavimentação, construção e terraplenagem.

  • Categoria D:

Essa categoria inclui os veículos que são utilizados para transportar pessoas, com uma lotação superior a oito passageiros, fora o motorista. Um condutor de categoria B e C também pode se habilitar a essa categoria.

Os exemplos de veículos na categoria D são os ônibus e os micro-ônibus, pois estes ultrapassam oito passageiros. Para tirar a carteira nessa carteira o motorista deve ter dois anos de experiência na categoria B e um ano na categoria C.

  • Categoria E:

Para ser um condutor dessa categoria você precisa TR a combinação das categorias B, C ou D, e a unidade acoplada, de reboque ou semirreboque tenham seis mil quilos ou mais e a lotação ultrapasse os oito lugares. Os exemplos dessa categoria são os que tenham dois reboques acoplados.

É necessário também que o condutor da categoria E tenha 21 anos completos e esteja habilitado nas categorias C ou D por no mínimo um ano.

  • Categoria ACC:

Nessa categoria estão inclusos os veículos de duas ou três rodas e de até 50 cilindradas, como os ciclomotores. Os requisitos pedidos são os mesmos das categorias A e B.

  • Categoria MOTOR-CASA:

Essa não é uma categoria tão conhecida entre a população. Se o veículo tiver até seis toneladas então ele compete à categoria B, se exceder as seis toneladas ele é classificado na categoria C e caso esse motor-casa tenha acima de oito passageiros, ele compete a categoria D.

Essas são as sete categorias de habilitação que existem atualmente no país. Você pode perder qualquer uma delas se infringir alguma regra de trânsito muito alta e também for pego colocando em risco a vida de outras pessoas, por isso dirija com atenção e respeito.

E aí, gostou de saber mais sobre as categorias de habilitação? Se gostar não se esqueça de deixar seu comentário abaixo e de compartilhar com seus amigos para que eles também fiquem informados sobre as sete categorias da CNH.

Tags: , , , , ,

Category: Carteira de Habilitação, CNH