'

O que é e para que serve o RENAVAM?

Para você conseguir entender o que é e para que serve o RENAVAM, basta você se imaginar sem nome, sem certidão de nascimento e sem nenhum outro tipo de documento.

Você deve estar pensando, nossa que estranho né? Pois é, não tem nada de estranho nisso, pois, o RENAVAM é tudo que um veículo precisa ter, a sua identidade.

Nada adianta você ter um veículo vistoso e o mesmo não ter nome, nem data de fabricação, nem qualquer tipo de documento.

Desta forma, pensando em esclarecer o que é e para que serve o RENAVAM, que elaboramos este artigo, então acompanhe e saiba muito mais sobre este assunto.

Entenda o que é o RENAVAM e qual a sua função para um veículo?

Muitas pessoas possuem veículos, rodam o mundo se preciso, mas nem imaginam o que significa ou então para que serve o RENAVAM de um veículo, sendo assim, para informar a importância dele para vocês, separamos muitas informações, confira!

Para vocês, RENAVAM é o mesmo que Registro Nacional de Veículos Automotores. Este registro é oferecido através de um código que é o mesmo que uma certidão de nascimento e todos os outros documentos e informações que uma pessoa possui.

Através deste código é possível descobrir tudo sobre o especifico veículo, desde quando foi fabricado até quando deixou de ser utilizado. Com este código, conseguimos saber tudo o que aconteceu com o carro, se ele já foi batido, se possui ou não multas, como foi o emplacamento, o licenciamento e tudo mais que refere ao veículo.

Todos esses dados são atualizados pelo fato de que o RENAVAM possui um método de bases distribuídas por todo o país, composto por uma central nacional que é o DENATRAN e centrais estaduais que é o DETRAN, estas se comunicam entre si e transmitem as atualizações de todos os veículos através de seu sistema.

Mas, aonde eu encontro este código RENAVAM? É muito simples, basta você olhar no topo do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) que é emitido pelo DETRAN, ou também no documento de transferência do veículo que você vai achar.

Entretanto, se você esta comprando um veículo e não possui esses documentos em mãos e deseja saber da procedência e toda a vida útil do veículo, você pode pedir ao proprietário que no caso é o vendedor, ou a concessionária o número do RENAVAM.

Para realizar esta conferência o DETRAN não exige o documento, você precisa apenas dos números e da placa do automóvel para se garantir que o carro está sem multas e sem pendência.

No entanto, você mesmo pode realizar esta consulta, basta você ter em mãos o número do RENAVAM e o número da placa do veículo, acessar o site do DETRAN e realizar a sua consulta quantas vezes quiser.

Então, para você sempre comprar um carro totalmente seguro, sem nenhuma restrição, sem nenhuma multa ou atraso de pagamento de impostos, peça ao vendedor ou a concessionária o numero do RENAVAM e a placa e faça você mesmo a consulta.

Antes você garantir a sua compra, do que adquirir o veículo e depois ter complicações com o mesmo.

Viu só como o RENAVAM possui uma porção de funções, sem ele como saberíamos se um carro esta regular ou não? Sem o RENAVAM, como saberíamos em qual ano o veículo foi fabricado, ou se possui multas, ou se é um veículo sinistro?

O RENAVAM surgiu para facilitar as buscas sobre os veículos e é através dele que conseguimos ter a certeza de que um veículo esta regular antes mesmo de adquirirmos, para que assim, não tenhamos problemas futuros.

E agora, você entendeu o que é e para que serve o RENAVAM? Se sim, deixe seu comentário abaixo e compartilhe este artigo com seus amigos para que eles também saibam o que é e para que serve o RENAVAM.

Tags: , , , , , ,

Category: RENAVAM